O ministro-chefe da Casa Civil do Governo Federal, Rui Costa dos Santos, assinou finalmente nesta segunda-feira (24) a nomeação do ex-deputado federal Bosco Saraiva para comandar a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A portaria (que você vê abaixo) foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União e encerra uma novela que se arrastava desde dezembro, quando o então superintendente, o general da reserva Algacir Polsin, deixou o cargo.

Pesaram para a nomeação de Saraiva ao cargo o apoio integral da bancada federal do Estado e a adesão de seu partido, o Solidariedade, à campanha do então candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Foi a primeira legenda a anunciar que caminharia com ele.
Em 2022 Saraiva convenceu ainda o Solidariedade a entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra decretos do então presidente Jair Bolsonaro (PL), que prejudicavam a Zona Franca de Manaus.
O novo superintendente conhece o Polo Industrial de Manaus por dentro, até porque começou sua vida profissional ali, em 1980, quando foi admitido na empresa Semp Toshiba. Em dez anos passou ainda pela Sharp do Brasil e Gradiente, em diversas funções. Só saiu para ser candidato a deputado estadual em 1990. Aquela foi uma das poucas campanhas que ele não conseguiu vencer, apesar do destaque alcançado com o projeto de criação da escola de samba Reino Unido da Liberdade, no bairro Morro da Liberdade, zona Sul de Manaus aonde nasceu e se criou.
Ainda assim foi convidado para assumir a diretoria do extinto Instituto de Previdência do Estado (Ipasea), o que o projetou ainda mais para a carreira parlamentar, que começaria em 1992, com a primeira eleição para a Câmara Municipal de Manaus, Casa que ele presidiu duas vezes nos anos seguintes. Foi ainda deputado estadual, deputado federal e vice-governador na gestão tampão de Amazonino Mendes, entre 2017 e 2018. Também exerceu os cargos de diretor do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e secretário de Segurança do Estado.

blogdohiellevy.com.br